Prefeito Cícero Lucena lança 2º Festival Internacional de Cinema e anuncia criação de Empresa Pública de Cinema e Audiovisual de João Pessoa – EMCINE

O prefeito Cícero Lucena anunciou, na última quinta-feira (29), a criação da Empresa Pública de Cinema e Audiovisual de João Pessoa. O anúncio foi feito durante o lançamento do 2º Festival Internacional de Cinema de João Pessoa, que contou com as presenças do diretor de Cinema e Televisão, Jaime Monjardim, da CEO da Cidade da Imagem, de São Paulo, Sylvia Arone, e do diretor da Agência Nacional de Cinema (Ancine), Paulo Alcoforado.

Com exibição de longas e curtas metragens, realização de laboratórios, pitchings, premiações e rodadas de negócios, o 2º Festival Internacional de Cinema de João Pessoa promete colocar a Capital paraibana na cena principal do audiovisual brasileiro entre os dias 26 de maio e 1º de junho, gerando renda e fortalecendo a indústria audiovisual. Os interessados podem se inscrever até o dia 29 de março pelo endereço www.festincinejp.com.br.

A EMCINE

O Prefeito anunciou o envio do projeto de lei da criação da Empresa Pública de Cinema e Audiovisual de João Pessoa para a Câmara Municipal. A EMCINE, como ficou conhecida, é uma política da gestão, estruturante e permanente, que atuará como ente dedicado as demandas do Cinema e do Audiovisual da Capital paraibana, com fundo financeiro próprio voltado para fomentar o desenvolvimento do setor, infraestrutura de salas de exibição públicas e editais para a cadeira produtiva. A EMCINE se torna a primeira entidade pública instituída do Nordeste, para o cinema e audiovisual, colocando João Pessoa na dianteira no desenvolvimento do setor audiovisual e do cinema no Nordeste.

Polo Audiovisual de João Pessoa

Cícero também destacou a criação do Polo Audiovisual na antiga fábrica Matarazzo, no Varadouro, já desapropriada pela gestão municipal, e lembrou que o Festival Internacional de Cinema de João Pessoa terá parceria do Governo Federal e da iniciativa privada – num projeto para que a cidade tenha, por meio do cinema, fomento a atividades educacionais, formação de profissionais e incentivo à cultura, turismo e economia criativa.

O prefeito de João Pessoa, destacou a importância do FestincineJP e do Polo Audiovisual para a geração de renda e formação de mão de obra. “Me sinto muito feliz em estar vivendo este momento. Esses projetos vão dar certo porque acreditamos nos artistas. Trazer a parceria do setor privado é importante para levar nosso nome a todo mundo. Esses projetos não são só para João Pessoa, é para o Brasil, para o mundo”, declarou.

Inscrições – Até o dia 29 de março, os cineastas e realizadores poderão       inscrever       suas       produções        para        o        festival,       através        do site https://www.festincinejp.com.br/. O diretor executivo da Fundação Cultural de João Pessoa, Marcus Alves, disse que a meta é superar os números e o sucesso do evento em sua primeira edição, no ano passado.

“A gente conseguiu reunir aqui 36 dos grandes maiores estúdios de produção nacional e internacional. Fizemos 250 rodadas de negócio com os nossos produtores, os nossos profissionais de audiovisual de João Pessoa. Muitos deles ganharam prêmios e se projetaram em nível internacional, como no Festival de São Sebastian, no BOGOTÁ AUDIOVISUAL MARKET – BAM, no Ventana Sul, na Argentina. Esse é o resultado concreto que o Festival deixa para gente”, explicou.

Parcerias e projetos – O diretor da Ancine, Paulo Alcoforado, citou uma comissão de filmes já criada pela gestão municipal e disse que o Festival, junto à agência de cinema anunciada pelo prefeito Cícero Lucena, terão impacto para potencializar a relação do município de João Pessoa com as políticas públicas federais. “É importante, primeiro porque de onde nós estamos, lá no nível federal, a gente precisa olhar para todo o país, todas as unidades rogativas. Mas, a gente olha para Paraíba, especialmente para João Pessoa, com uma atenção especial, com um interesse especial, por conta das iniciativas dessa gestão”, afirmou.

Já a CEO da Cidade da Imagem, Sylvia Arone, reforçou que o complexo tecnológico com sede em São Paulo será parceiro da Prefeitura na criação de um polo audiovisual, com projetos para fazer de João Pessoa a Capital do cinema no Nordeste. “Eu estou super feliz para falar oficialmente para vocês que a gente vai trazer essa iniciativa aqui para João Pessoa, porque acreditamos demais no talento das pessoas da Paraíba. E eu quero me colocar à disposição de todo setor de audiovisual da Paraíba e do Nordeste em si, para a gente pensar junto nessa iniciativa privada, que pode andar em conjunto com a iniciativa pública, e assim a gente impulsionar os talentos emergentes que a gente tem aqui”, projetou.

Homenagens – O 2º Festival de Cinema de João Pessoa homenageará o ator Matheus Nachtergaele, o cineasta paraibano Bertrand Lira, e o Coletivo Audiovisual Las Luzineides.

Mostras competitivas

As inscrições para as mostras competitivas são gratuitas e estão abertas até o dia 29 de março. O formulário de inscrição e os todos os critérios estão disponíveis no endereço (www.festincinejp.com.br).

Serão aceitas inscrições de filmes de longas e curtas metragens brasileiros, que tenham sido concluídos depois de primeiro de janeiro de 2023. Para as produções paraibanas, serão aceitos filmes concluídos a partir de primeiro de janeiro de 2022. A lista de selecionados pelo júri técnico e a programação oficial serão divulgadas em maio.

O FestincineJP foi criado para fomentar o audiovisual na Paraíba, atrair novos negócios e oferecer espaços para internacionalizar a produção local. Nesta segunda edição, o evento quer unir oportunidades de negócios e uma ampla programação de exibição de filmes.