6 º dia do FestincineJP é celebrado com homenagem ao coletivo paraibano de audiovisual Las Luzineides

Fechando o ciclo dos homenageados da segunda edição do FestincineJP, foi a vez  do Coletivo Las Luzineides representado por : Christine Lucena, Ana Bárbara Ramos, Ana Isaura Dinniz, Katiuscia Furtado , Ana Rogéria Araújo  e Liuba de Medeiros. Fundado em 1998, o grupo formado só por mulheres marcou época ao desafiar obstáculos técnicos, adotando um estilo de produção de ‘guerrilha’ em uma linguagem anárquica. Inovando ao fazer um cinema urbano, ¡Las Luzineides! Elas subiram ao palco e receberam das mãos do chefe da divisão de audivisual da Funjope, Paulo Roberto, uma obra de arte feita pelo artista plástico Paraibano Chico Ferreira.

“Eu estou muito feliz! Estamos representando o coletivo de audiovisual da Paraíba, não só a gente, mas muitas mulheres que fazem audiovisual no Estado . E depois desse tempo todo , mais de vinte anos e a gente continua trabalhando na área, e hoje, homenageadas! “ diz Christine Lucena.

(foto concedida pelo Coletivo Las Luzineides)

No acervo das Las Luzineides ,  obras que vão desde colagens , fanzines até videoclipes e curta-metragens .Tudo feito bem no estilo Las Luzineides: autoral , autêntico , criativo e também com muita força de vontade.

“É um trabalho que na época destoava muito do que vinha sendo feito no audiovisual paraibano . E a gente veio com uma linguagem mais solta de fanzine , videoclipe , colagens , então é uma contribuição que a gente teve e tem.” Ressalta Ana Regina.

Pela tarde no centerplex, durante a mostra coletânea Curtas dos homenageados, foram exibidas nove peças realizadas pelo coletivo Las Luzineides. E ver as obras na telona pela primeira vez é um sentimento único pra elas.

“A gente sempre quis! Foi muito bom dividir com o público. Ver na tela grande. Nunca tínhamos visto assim .” Comenta Ana Bárbara .

Mais do que ser homenageadas no festival, muitas delas também aproveitaram a programação voltada para o ambiente de mercado .

“É bem legal sempre ter essa troca , a gente tá longe desses mercados de audiovisual vem pra cá, a gente aproveita tudo !” ressalta Ana Isaura.

Na noite de sexta- feira também teve a festa das homenageadas na boate 220w.

Foto de capa: Natália Di Lorenzo