FestincineJP promove 170 atendimentos no ambiente de mercado e fortalece o audiovisual em João Pessoa

A programação de ambiente de mercado da segunda edição do Festival Internacional de Cinema de João Pessoa, promoveu cerca de 170 atendimentos, entre rodadas de negócios, contatos com players nacionais e premiações.

As atividades foram concluídas nesta sexta-feira (31), na Usina Energisa, e reforçaram a proposta desta edição, que foi valorizar o audiovisual como gerador de emprego, renda e motor para o desenvolvimento. 

“As ações para desenvolver o ambiente de mercado vão nos trazer resultados a longo prazo e acredito que vamos colher bons frutos pois oferecemos oportunidades concretas para capacitar produtores, diretores e roteiristas com profissionais que atuam nacionalmente”, afirmou Marcel Vieira, coordenador do Ambiente de Mercado do Festival. 

Além de debates, oficinas, masterclasses, a programação também contemplou sessões de pitching. De acordo com o consultor Victor Lopes, os projetos participantes foram muito consistentes e diversificados. “Tivemos um documentário e cinco filmes de ficção. Todos projetos bastante avançados, boa parte deles com financiamento definido. Este é um sinal da capacidade e da potência do cinema paraibano e que eu espero que se traduza, se cristalize no mercado do audiovisual brasileiro, que precisa tanto dessa pujança e desta renovação”, disse Lopes. 

Premiações 

Os seis projetos selecionados para o Laboratório de Produção Executiva passaram pela avaliação de uma banca formada por cinco executivos do mercado audiovisual nacional.

O filme ‘Arquitetura de um afeto’, dirigido por Manoel Fernandes Neto, conquistou dois prêmios: o primeiro no valor de R$ 10 mil, ofertado pela Cidade da Imagem, e também um ano de isenção da taxa de associação do Cinema do Brasil.

A Stone Milk concedeu R$ 25 mil em serviços de finalização e a produção premiada foi ‘Bom dia, vizinho’, filme com direção de Jackson Kakito. Já “Ratox CH7”, dirigido por Arthur Lins, foi premiado com R$10 mil do Projeto Paradiso. 

De acordo com o diretor executivo da Funjope, Marcus Alves, o ambiente de mercado é um dos principais tripés e diferenciais do Festival. “Quando pensamos o FestincineJP, estruturamos um Festival que vai além da exibição e das competições, mas que também ofereça um ambiente de mercado como um espaço de formação. Esta é nossa marca. Nós queremos fazer um festival que dê base de sustentação para o audiovisual de João Pessoa”, disse Marcus. 

(Foto da capa – Natália Di Lorenzo)